Saltar para o conteúdo principal da página

Realizou-se, no dia 21 de fevereiro,  no Auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira,  uma Ação de Curta Duração,

“Mas afinal… o que é o eTwinning?”.

Esta ACD, organizada e dinamizada pelas professoras Teresa Lamy, Alexandra Linares e Rosália Sofia, da equipa Erasmus+ do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, está certificada pelo Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã.

A ideia nasceu de uma necessidade de atualização em relação ao eTwinning, “uma Ação do Programa Erasmus+ da União Europeia, que tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)” (in www.etwinning.pt). O eTwinning migrou para uma nova plataforma, deixando muitas dúvidas quanto à sua acessibilidade e funcionalidades.

Assim, a ACD pretendeu dar a conhecer a nova plataforma, não apenas a docentes que já conhecem o programa, mas também a quem gostaria de o descobrir, com o intuito de promover esta que é a maior comunidade de aprendizagem na Europa.

A ação contou com a presença da embaixadora eTwinning da zona Centro, a Dra. Elsa Ramos, que apresentou a plataforma e explicou como tornar-se um “etwinner”.

Estiveram representados os seis agrupamentos afetos ao centro de formação no painel das partilhas, em que foram dados a conhecer bons exemplos de dinamização de projetos eTwinning pelos colegas Florbela Arraiolos (AE São Gonçalo), Lurdes Nobre (AE Padre Vítor Melícias), Carla Pereira (AE da Lourinhã), Luís Ferreira e Isabel Santos (AE D. Lourenço Vicente), Filomena Isidoro (AE Henriques Nogueira) e Sónia Deus (AE Madeira Torres).

A todos os curiosos sobre esta matéria, fica o convite para descobrirem a comunidade em https://www.etwinning.pt/site/etwinning ou https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning.

Para se inscreverem no portal, podem consultar o tutorial que se encontra no separador “Erasmus+” do website do nosso Agrupamento.

Boas aventuras!

Destaque