As Bibliotecas Escolares AEMT orientam a sua ação com base na estratégia definida pela RBE, para o período entre 2021 e 2027, no documento Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Quadro estratégico: 2021-2027 .
Este documento apresenta os princípios orientadores e os seus propósitos e define as formas de operacionalização, monitorização e avaliação da ação para atingir a sua missão: garantir a todas as comunidades educativas excelentes bibliotecas escolares.
Orientada pela visão traçada para este período, a ação organiza-se em torno de um núcleo estruturante (Qualidade e melhoria contínua), identitário, e de quatro eixos estratégicos: Sítios | Saberes | Pessoas | Ligações.
A concretização deste quadro será objeto de planos de ação anuais.
O trabalho das bibliotecas escolares é enquadrado pelo Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar, que integra um conjunto de orientações destinadas a conduzir a ação das bibliotecas em direção à excelência.
A este Modelo, juntou-se em 2021 o Quadro Estratégico 2021-2027 Bibliotecas Escolares: Presentes para o futuro que, partindo de um diagnóstico e de orientações nacionais e internacionais, define as linhas de ação que norteiam a atividade da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), durante o seu período de vigência.
A ação da biblioteca, seja no domínio da gestão funcional, seja no âmbito da dinamização pedagógica, é suportada pelos valores inscritos nesse quadro estratégico, com especial relevo para a liberdade, a diversidade, a colaboração e a excelência. Este documento prevê que, em cada ano, sejam definidas áreas de intervenção prioritárias, embora, naturalmente, devam continuar a ser atendidos os vários fatores críticos de sucesso nos diferentes domínios de atuação da biblioteca.
REGIMENTO INTERNO
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO (em reformulação)
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES