Ao longo de dezasseis edições, o PNL2027 promoveu o Concurso Nacional de Leitura com o objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura, melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.
A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23.
Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida, pelo que as BE AEMT decidiram dar continuidade ao longo dos anos letivos subsequentes.
Reconhecendo a proximidade que os educadores e professores têm com as famílias, as BE AEMT operacionalizam o Programa do PNL2027 Leitura em Vai e Vem, com a realização periódica de sessões presenciais de empréstimo domiciliário convidando as famílias à leitura diária com as crianças, para que, em conjunto, possam potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro.
Pais a Ler+ é um projeto de promoção da leitura, enquadrado no programa Leitura em Família ( PNL2027), de promoção dos hábitos de leitura que visa incentivar o contacto com os livros e o envolvimento parental na descoberta do prazer de ler. contribuir para que cada criança se torne um leitor para a vida, assente na coresponsabilidade entre escola/biblioteca escolar e famílias.
O Plano Anual de Atividades (PAA), documento que estrutura e enquadra, em cada ano letivo, o trabalho a realizar pelas Bibliotecas Escolares, é elaborado em função dos objetivos e das metas do Projeto Educativo do agrupamento, tendo em consideração, igualmente, as linhas de atuação definidas pela Rede de Bibliotecas Escolares.
A crescente digitalização e o movimento global de transição digital exigem que as bibliotecas continuem a desenvolver-se do ponto de vista digital e contribuam para esse incremento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação.
Aperfeiçoar uma presença em linha estruturada, atualizada e sistemática, associada à curadoria de recursos digitais, bem como a uma prestação de serviços complementar à biblioteca física foi um dos propósitos bem como a dinamização de atividades para o desenvolvimento sistemático e progressivo das literacias da informação e dos media.