O Dia da Europa foi comemorado na escola Madeira Torres com importantes atividades!
Assinalando o Dia da Europa, o Clube Europeu, a equipa Erasmus+ e a BE da Madeira Torres promoveram uma sessão informativa sobre a Europa e a União Europeia, dinamizada pelos alunos de Ciência Política (12º ano), junto de turmas do 8º ano (8ºD, E, F).
O objetivo é celebrar a Europa enquanto espaço geográfico, cultural e social, levando a uma reflexão sobre a nossa identidade enquanto cidadãos europeus, através da partilha de informação com os mais novos, para uma educação para a cidadania europeia.
Os dinamizadores diretos foram o professor Carlos Reis e os seus alunos de Ciência Política, e o professor bibliotecário Dinis Martinho, apoiados pelas equipas do Clube Europeu e do Erasmus+.
A atividade teve como cenário a biblioteca da E.S. Madeira Torres, promovendo desde já , junto dos alunos do 8º ano, um espaço de que poderão usufruir já no próximo ano letivo.
O Dia da Europa foi também assinalado com um ciclo de palestras que teve lugar no anfiteatro da Madeira Torres, durante o período da manhã.
A iniciativa, dirigida aos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos cursos de Ciências Socioeconómicas e de Línguas e Humanidades, reuniu especialistas de renome nacional para debater “Os Desafios da União Europeia no Presente e no Futuro”.
O painel de oradores contou com a participação do Dr. Henrique Silva Santos, assistente convidado da Nova School of Business and Economics; do Prof. Doutor Bernardo Teles Fazendeiro, docente de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; e do Prof. Doutor Miguel St. Aubyn, professor catedrático no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.
Durante as comunicações, foram abordados temas cruciais e atuais como as grandes crises enfrentadas pela União Europeia, suas causas, impactos e as respostas adotadas. Refletiu-se também sobre o futuro da UE à luz de desafios como o desenvolvimento económico e tecnológico, as alterações climáticas e a transição energética, a coesão regional e social, o envelhecimento populacional e a demografia, a imigração e integração, bem como os fenómenos de nacionalismo e populismo. As políticas macroeconómicas da UE foram igualmente objeto de análise.
Estes assuntos, pela sua relevância no contexto europeu e global, proporcionaram aos alunos uma oportunidade única de aprofundamento do seu conhecimento e de desenvolvimento da sua consciência cívica, social e cultural.
Foi, sem dúvida, uma jornada enriquecedora que reforça o compromisso da escola com uma educação crítica, informada e atenta ao mundo.
Elsa Tomás (professora de Geografia)