Saltar para o conteúdo principal da página

No dia 21 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO com o propósito de sublinhar a importância da Filosofia para o desenvolvimento geral das sociedades.

Na nossa escola este dia será assinalado com a recriação do simbolismo da Alegoria da Caverna, de Platão, através da exposição de cartazes criados pelos alunos das turmas do 10º e 11º anos, expostos num espaço da BE da MT. 

Uns cartazes apresentarão sinais da atitude ignorante (sobre diversos temas da atualidade) e outros, em oposição, apresentarão a importância do pensamento crítico, inerente à atitude filosófica.

Ao longo do dia 21 algumas turmas do 9º ano serão guiadas por alunos do 11º ano, que as conduzirão no simbolismo da Alegoria.

Balanço das atividades comemorativas

As turmas 10ºC, 11ºA e 11ºH participaram na palestra realizada pelo professor João Vaz, no auditório da escola, sobre o tema: a Filosofia no cinema e na literatura do terror. O professor fez o paralelismo com a “Alegoria da Caverna” de Platão, explorando a oposição entre o pensamento crítico e a atitude ignorante. Regista-se a manifestação do interesse de alguns alunos no visionamento de filmes referidos.

 

As turmas do 9ºA, 9ºE, 9ºF e 9ºH foram guiadas por alunos do 11ºF e do 11ºG  à atividade/exposição realizada na biblioteca com a recriação do simbolismo da “Alegoria da Caverna” de Platão. A exposição foi composta por cartazes criados pelos alunos das turmas 10º A, 11ºA, 11ºB, 11ºC, 11º D, 11ºF, 11ºG, 11ºH e 11ºI, explorando o papel da Filosofia no desenvolvimento do pensamento crítico a partir de temas da atualidade.

Transcreve-se o balanço feito pela Diretora de Turma de uma das referidas turmas do 9º ano: ”Considerámos que foi muito interessante, os alunos do 11 que acompanharam a turma foram muito afáveis, explicaram de forma bastante acessível a "Alegoria da Caverna", conseguindo fazer a ponte entre o " mundo das sombras" e o " mundo da luz" e de que forma, ainda hoje, é tão atual e cada vez mais pertinente que tenhamos sempre toda a informação e não só parte dela.

O uso dos mesmos temas, abordados de forma diferente, claro/escuro, é disso exemplificativo.

Os alunos tiveram sempre interessados, envolvidos tendo feito bastantes perguntas e esclarecido bastantes questões, dando igualmente azo a algumas discussões, o que é sempre bom.

Em suma, fê-los pensar, que é o grande objetivo.”

 

As turmas10ºA, 10ºD e 11ºE expuseram na escola cartazes que criaram sobre o tema: o saber filosófico.




Destaque
21 de novembro de 2024