Educar para a Cidadania: Poupar, um compromisso com o Futuro
No dia 6 de novembro, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento - dimensão Literacia Financeira e Empreendedorismo, os alunos das turmas D, H e I do 12º ano da Escola Madeira Torres, participaram na atividade: “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, para assinalar o Dia Mundial da Poupança, que se celebra no dia 31 de outubro.
Esta “aula” de literacia financeira foi conduzida com grande entusiasmo e rigor por Maria Luís da Costa, ex-aluna da Madeira Torres e atualmente a frequentar o 3º ano do curso de Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior Técnico de Lisboa, que prontamente se disponibilizou para responder ao desafio lançado pelo Ministério de Educação Ciência e Inovação às Autoridades de Supervisão Financeira e Instituições de Ensino Superior, no sentido de criar parcerias para promover esta iniciativa inédita.
A atividade decorreu no anfiteatro da Escola Madeira Torres, e as turmas participantes foram acompanhadas pelo respetivo diretor de turma, prof. Luís Saraiva, profª. Raquel Silvestre e profª. Neuza Duarte, que responderam ao convite da coordenação de Cidadania e Desenvolvimento do agrupamento.
Durante a sessão foram abordados vários aspetos relacionados com a poupança – objetivos, estratégias, conceitos chave, tipo de produtos de aplicação, e riscos, entre outros conteúdos sobre a temática, explorando um powerpoint e lançando questões aos alunos que no final responderam a um quiz.
Esta iniciativa pretendeu proporcionar aos alunos um melhor conhecimento no domínio financeiro, constituindo-se como uma oportunidade de reflexão para a sua formação enquanto cidadãos informados, críticos e responsáveis, mais aptos para tomar decisões e enfrentar os desafios económicos e sociais do mundo contemporâneo.
A coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento
Ana Pascoal