No dia 11 de dezembro de 2024, na Escola Padre Francisco Soares e na Escola Madeira Torres teve lugar o hastear da Bandeira Verde, galardão atribuído pela participação ativa no programa Eco-Escolas.
A cerimónia contou com a presença de delegados e subdelegados de várias turmas, professores, assistentes técnicos, assistentes operacionais, bem como da Diretora do Agrupamento e da Presidente do Conselho Geral. A importância do evento foi sublinhada pelo envolvimento de todos os membros da comunidade educativa, que contribuíram para o sucesso das diversas atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto durante o ano letivo de 2023-2024. Esta bandeira representa o compromisso da comunidade educativa com a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios ambientais do futuro.
Ao longo do ano, as escolas realizaram diversas ações e iniciativas que visaram sensibilizar os alunos para a importância da preservação do ambiente. Desde campanhas de separação de resíduos, limpezas de praia, passando por workshops e palestras. Destaca-se ainda o intercâmbio entre a Escola Madeira Torres e uma escola na Sicília – Itália, e outros projetos que envolveram o melhoramento dos espaços exteriores e a redução do desperdício de recursos. Cada atividade teve como objetivo promover atitudes responsáveis e sustentáveis.
A cerimónia foi também uma oportunidade para reforçar a importância da continuidade deste trabalho. O reconhecimento público do esforço coletivo motivam as escolas a continuar a desenvolver ações cada vez mais inovadoras e eficazes na área ambiental. O hastear da Bandeira Verde é, portanto, não apenas um prémio, mas um novo ponto de partida para futuras iniciativas que envolvam toda a comunidade escolar na construção de um futuro mais verde e sustentável.
No passado dia 10 de Outubro, uma comitiva de 9 elementos das escolas Básica 2,3 Padre Francisco Soares e Secundária Madeira Torres, constituída por alunos e respetivas professoras coordenadoras do Programa Eco-escolas, deslocaram-se à cidade de Torres Novas, para participarem na Cerimónia de Entrega das Bandeiras Verdes 2023-2024.
O evento anual, que reúne todas as eco-escolas nacionais, visa atribuir o galardão, como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano letivo transato, em prol do ambiente e da sustentabilidade ambiental.
Uma vez mais, as duas escolas foram galardoadas, estando previsto para o presente mês, a cerimónia do hastear das respetivas bandeiras.
A escola Básica 2,3 Padre Francisco Soares subiu ao palco, em representação das escolas do distrito de Lisboa por ser a escola deste distrito com mais anos de participação neste programa (28 anos) e consequentemente com maior número de Bandeiras Verdes atribuído.
Desde já agradece-se a toda a comunidade escolar, que de alguma forma, contribuíram para a atribuição deste título.