Saltar para o conteúdo principal da página

Visita de Estudo ao Hotel Areias do Seixo – Santa Cruz

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma 12ºI, a professora Neuza Duarte e os alunos visitaram o hotel Areias do Seixo, em Santa Cruz, tendo aceitado a proposta dos responsáveis do Hotel de receber jovens estudantes e partilhar com eles os princípios da Permacultura e da Agrofloresta, promovendo a compreensão da importância da agricultura sustentável na construção de um mundo mais verde e de uma alimentação mais saudável.

O principal objetivo desta atividade foi o de proporcionar conhecimento e consciência ambiental, incentivando uma maior valorização da origem dos alimentos e de hábitos alimentares mais sustentáveis.

Numa tarde bastante cinzenta, fomos recebidos de forma acolhedora e extremamente simpática pele técnica de Qualidade, Beatriz Gateira, e pelo responsável pela horta, Miguel Marques. Foi feita uma visita guiada às instalações do Hotel, com esclarecimentos sobre o seu funcionamento e sobre a preocupação pela sustentabilidade, palavra fundamental que norteia toda a atividade desta interessante unidade hoteleira. A maioria dos objetos que são usados para decoração do espaço resulta da reutilização de outros objetos, que ganham assim nova vida. Acompanhados pelo Miguel Marques e pela colaboradora Vitória Nascimento, pudemos ver a horta, donde saem os magníficos vegetais para as refeições dos hóspedes, tendo ouvido as preciosas explicações do afável Miguel Marques, antigo professor de Educação Física, que abraçou este projeto profissional com entusiasmo e ao qual se dedica com muito empenho. Além das inúmeras plantas que constituem a horta, ainda fazem parte deste ecossistema sustentável as galinhas, cuja existência feliz pôde ser comprovada, e o gatinho Tonto, igualmente muito acarinhado por todos.

Depois do percurso pela horta do Hotel, o grupo tinha à sua espera uma bonita mesa, onde foi servido chá e oferecidos dois deliciosos bolos caseiros, feitos pelos chefes Vinicius Costa, Chef do Lugar da Horta, e Rúben Gomes, Chef do Restaurante Semear, que explicaram igualmente como a preocupação da sustentabilidade é a base para a confeção das refeições, na cozinha do Hotel. Sublinharam que os vegetais da horta são o elemento principal dos pratos, que são depois complementados com outros alimentos mais proteicos. Admitiram que o desafio é grande, pois não é fácil aplicar princípios sustentáveis nas escolhas das ementas, nas encomendas e na escolha dos fornecedores dos produtos que a horta não produz, mas que prosseguem, firmes nas suas convicções e fiéis aos princípios que o Hotel defende.

Os bolos eram deliciosos, o chazinho maravilhoso e todo o ambiente circundante acolhia e inspirava. O equilíbrio com a Natureza é evidente e todo o espaço do Hotel proporciona uma sensação de tranquilidade e bem-estar muito agradável. Não admira pois o sucesso que esta unidade hoteleira tem, sendo procurada por hóspedes nacionais e de outros países, assumindo um importante papel na economia local.

Foi com alguma pena que o grupo se despediu deste espaço e de todos os seus colaboradores que nos receberam com tanto carinho e dedicação.

Para além dos importantes conhecimentos e princípios que nos transmitiram, agradecemos ainda a simpatia transmitida. A semente foi plantada e terá, com certeza, bons resultados no futuro dos alunos da Madeira Torres, que viveram uma experiência diferente e enriquecedora, numa tarde cinzenta do dia 18 de dezembro de 2025.     

 

 

 

Destaque