Os livros de histórias infantis contêm fontes de informações linguísticas diversificadas, potencialmente benéficas para a alfabetização e desenvolvimento da linguagem das crianças. A aprendizagem de vocabulário é um processo demorado que, segundo a literatura, beneficia da prática de repetição, recuperação e reactivação durante o sono. A investigação sobre a aprendizagem de vocabulário tem verificado que as crianças, após o sono, tendem a demonstrar melhorias na capacidade de reconhecer palavras aprendidas recentemente e, até mesmo, palavras sem sentido (pseudo-palavras).
De acordo com diversos estudos, a exposição das crianças à leitura de histórias, através de ouvir ler ou ler em conjunto com um adulto, promove o desenvolvimento do vocabulário, principalmente na idade escolar.
Reconhecendo a proximidade que os educadores e professores têm com as famílias, as bibliotecas escolares operacionalizam o Programa do PNL2027 Leitura em Vai e Vem, com a realização periódica de sessões presenciais de empréstimo domiciliário convidando as famílias à leitura diária com as crianças, para que, em conjunto, possam potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida.
Ler histórias aos filhos antes de dormir, Iniciativa Educação