Saltar para o conteúdo principal da página

Eco-Escolas

Apresentação

Coordenação: Ana Cristina Santos

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. 

No âmbito deste programa a Escola Secundária Madeira Torres pretende envolver os alunos em diversos projetos de modo a melhorarem a consciência ambiental da comunidade escolar e educativa, e contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância de preservar o ambiente em que vive. 

 OBJETIVOS

- Sensibilizar e consciencializar para o uso sustentável da água.

- Sensibilizar e consciencializar para o uso sustentável da energia.

- Sensibilizar para a separação correta de resíduos.      

- Importância da reutilização de materiais diminuindo o desperdício.

- Promover a consciencialização para uma alimentação saudável e para uma maior responsabilidade ambiental.

- Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de um desenvolvimento sustentável – comemoração do Dia Mundial do Ambiente.

 

DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS

No início de cada ano letivo, os Diretores de Turma que manifestem interesse em integrar o Projeto Eco-Escolas são convidados a selecionar, em articulação com os respetivos alunos, um tema a desenvolver, com base nas necessidades de melhoria previamente identificadas no contexto escolar. As atividades são, preferencialmente, desenvolvidas no âmbito das aulas de Direção de Turma.

 

MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO

A monitorização e avaliação do projeto serão efetuadas através da aplicação de inquéritos dirigidos à comunidade educativa e através dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

2024-2025

Ao longo do presente ano letivo, foram dinamizadas diversas atividades pelos alunos, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, destacando-se os seguintes temas: uso racional da água e da energia; preservação do ambiente, com ações de limpeza da praia e dos espaços exteriores da escola;

e sustentabilidade e economia circular, através do Projeto XRAqua – Aquaponia na Madeira Torres – e da implementação da horta pedagógica.

Também se assinala a participação no XI Encontro de Ciência, Arte e Cultura, durante o qual, para além da divulgação do projeto, foram promovidas atividades interativas dirigidas aos visitantes do evento.

Entre os dias 30 de maio e 12 de junho, esteve patente uma exposição do Projeto Eco-Escolas no espaço do bar da Escola Secundária Madeira Torres, com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas ao longo do ano.

2022-2023

Exposição, de 01 a 14 de junho, no espaço do bar da Escola Secundária Madeira Torres, para divulgação das atividades promovidas por este projeto ao longo do ano.