Aplicação de Programa de competências sócio emocionais, às turmas de 10º ano de escolaridade dos cursos profissionais, constituído por 6/7 sessões as quais procuram desenvolver as seguintes competências: definição de objetivos positivos, consciência e controlo Emocional, comunicação, relações Sociais, resolução de problemas e habilidades da vida.
Conjunto de 3 sessões, nas turmas de 10º ano dos cursos cientifico -humanísticos , nas quais se pretende fazer uma reflexão conjunta com os alunos sobre os desafios colocados na adolescência, consciencializar os jovens sobre os aspetos normativos desta fase de desenvolvimento, assim como para sinais de alerta. É feita também uma sensibilização sobre a importância das competências socio-emocionais no bem-estar psicológico assim como algumas estratégias para as desenvolver.
Dentro da Medida Acompanha-me do PNPSE foi criado o Programa “Aprender com as Emoções”, o qual é aplicado em alguns Jardins de Infância do Agrupamento, com as crianças de 5 anos, em que se procura promover o seu desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo. Enquanto brincam com as Emoções, as crianças aprofundam o conhecimento das mesmas, desenvolvendo também o raciocínio, o pensamento crítico, a linguagem, o conceito de número, a capacidade de categorizar, as relações espaciais, a representação de experiências, a resolução de problemas, a capacidade de processar sentimentos e informações, exercitando competências e utilizando-as de forma criativa.
O PROMEHS é um currículo que procura realçar o bem-estar socioemocional dos alunos, melhorando as suas atitudes para consigo próprios, os outros, e para com a aprendizagem, bem como reduzir os problemas de comportamento, agressão, problemas emocionais e ansiedade. As sessões aplicadas em algumas turmas de 1º ciclo incidem na aprendizagem socio emocional designadamente na capacidade para compreender e regular as suas emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e expressar empatia para com os outros, estabelecer e manter relações positivas, saber resolver os problemas e acreditar na capacidade de lidar com situações difíceis.
O Projeto Por Ti – Programa de promoção de bem-estar mental nas escolas, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra, dirige-se a adolescentes, famílias, professores e técnicos de ação educativa. Tem siso aplicado na nossa escola a algumas turmas de 3º ciclo.
De forma transversal a todos os grupos, o projeto apresenta quatro objetivos gerais: 1)Melhorar o bem-estar mental na comunidade escolar, 2) Cultivar a literacia emocional e a school conectedness na comunidade escolar, 3) Desenvolver a aquisição de estratégias de regulação emocional adaptativas, 4) Aumentar a consciência da ocorrência de perturbação emocional e da necessidade de estar alerta e entender os primeiros sinais e sintomas.
O SPO colabora na dinamização da semana UBUNTU, com professores formadores do método UBUNTU, aplicado a grupos de alunos previamente selecionados em que se desenvolvem variadas atividades baseadas nos 5 pilares da filosofia UBUNTU: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. Colabora também na dinamização do clube UBUNTU, através de reuniões com uma periodicidade, entre quinzenal a mensal com um duplo objetivo: promoção de atividades para refletir e aprofundar os 5 pilares UBUNTU; e desenvolver trabalho de projeto que permita pôr em prática as ideias dos alunos, por forma a responder às necessidades por eles identificadas na comunidade envolvente e desenvolvendo assim os 3 eixos do método UBUNTU: ética do cuidado, construção de pontes e liderança servidora.
Estas sessões são realizadas após deteção de situações problemáticas, ou sinalizadas pelos alunos ou pelos professores ou pelos assistentes operacionais. Durante o ano letivo são desenvolvidas sessões, em turma ou em pequeno grupo, no sentido da promoção de competências sociais, designadamente a promoção da cooperação entre alunos, relações sociais positivas, a coesão de grupo, competências de comunicação, tendo a maior parte das vezes como objetivo prevenir/intervir em situações de bullying.
Esta atividade conta com a estreita colaboração da medida do PNPSE- Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar: "CRESCE FELIZ", a qual envolve a intervenção de uma mediadora social.