Saltar para o conteúdo principal da página

Projetos passados do Agrupamento Madeira Torres

Projeto MOINHOS VI 2019-2022 – Hamburgo, Alemanha

Projeto MOINHOS VI 2019-1-PT01-KA102-060638 – 2022 – Hamburgo, Alemanha, Anne Warburg schule. Promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

As duas professoras, Sónia Coelho, do Agrupamento de Escolas Madeira Torres e Cristina Martins do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira fizeram uma mobilidade em Job Shadowing, com o seguinte programa - vista à escola, aula de alemão e Serviço de Psicologia e Inclusão, Aulas de Projetos e de Educação, Aula de Artes, Acompanhamento de visita/monitorização da FCT, no local de estágio, Reunião com Responsável Projetos Internacionais - Preparação do Europass, Job Shadowing Jardim de Infância PAKITA, Aula de Educação Física e de Artes. Aula de Biologia (com música) e reflexão final com responsável pelos Projetos.

(apresentação )

Oeste Educa + (Erasmus + KA101) da Comunidade Intermunicipal do Oeste (2022)

Na semana de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2022, doze professores de vários graus de ensino, provenientes da zona Oeste, participaram num programa de visitas profissionais, em Sófia, Bulgária, no âmbito do projeto Oeste Educa + (Erasmus + KA101) da Comunidade Intermunicipal do Oeste, com o apoio da entidade ETN Business Lab  (Education and Training Network).

Os docentes tiveram a oportunidade de conhecer o sistema educativo búlgaro e de visitar a Universidade Técnica de Sófia, a Escola Vocacional de Telecomunicações de Sófia, a Escola Vocacional de Áudio, Vídeo e Telecomunicações A. S. Popov e a Escola Vocacional de Têxteis e Couro de Sófia. Os professores participantes conheceram as instituições, partilharam experiências e saberes, confrontando e debatendo ideias e boas práticas e analisando as semelhanças e diferenças entre os dois sistemas de ensino. Durante estas visitas houve oportunidade para reunir com os diretores das escolas e respetivas equipas, para visitar salas de aula e laboratórios, bem como para dialogar com professores e alunos. Os docentes tiveram também a possibilidade de usufruir de visitas culturais aos principais monumentos e museus emblemáticos da cidade. A experiência foi extremamente enriquecedora para todas as partes.

OESTE EDUCA + | ERASMUS + KA1, coordenado pela OesteCIM (2022)

No âmbito do Projeto OESTE EDUCA + | ERASMUS + KA1, coordenado pela OesteCIM, as professoras Paula Martins e Rita Peixoto, do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, participaram numa Mobilidade em Berlim, Alemanha, entre os dias 4 e 10 de dezembro de 2022, junto com outros doze professores de escolas da Comunidade Intermunicipal do Oeste, com o apoio da entidade BERLINK, ETN Agency (Education and Training Network).

O principal objetivo da mobilidade era conhecer o sistema educativo alemão. Nesse sentido, os professores participantes realizaram uma visita profissional à escola Berufliche Schule für Sozialwesen Pankow (TBC). É uma escola que leciona cursos profissionais, em sistema dual, onde os alunos prosseguem os seus estudos ajustando o seu percurso de acordo com as suas aptidões. Os participantes foram recebidos pela Diretora da escola, conheceram a instituição, partilharam experiências e debateram boas práticas, analisando as semelhanças e diferenças entre os dois sistemas de ensino. Foi também realizada uma visita a um centro de apoio a alunos carenciados, oriundos de diferentes países - “Multikulturelles Jugend Integrationszentrum”.

PROJETO MISSÃO EDUCAR III - 2019-Valência (Espanha)

PROJETO MISSÃO EDUCAR III - Ação Chave 1 – Projeto 2019-1-PT01-KA101-060446

2019 – Valencia (Espanha)

Promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras

Participantes

Clara Assis – Agr. de Escolas São Gonçalo
Pedro Crispim – Agr. de Escolas Madeira Torres
Rita Miranda – Câmara Municipal de Torres Vedras

 

Curso Estruturado

“Game-Based Learning and Gamification in the Classroom”

Resultados -  Depois de abordar as temáticas do curso e tendo em conta as dificuldades atualmente existentes em manter os alunos focados e disponíveis para aprender, a utilização de jogos é uma ferramenta bastante útil e eficaz para se atingirem estes objetivos.

- A aplicação da metodologia (gamification) é passível de aplicação em todos os níveis etários do ensino, pelo que abrange todas as escolas do Agrupamento.

- Além da exploração de boas práticas, a experiência diferente em cada país/escola/cultura é sempre interessante e enriquecedora, no que concerne ao estudo da aplicabilidade do conceito.

- A observação de alunos e professores em ação/aulas permitiu constatar que processo de ensino-aprendizagem está efetivamente centrado no desenvolvimento atividades que permitem ao aluno encontrar uma relação lógica entre a teoria e a prática - todas as atividades das diferentes áreas curriculares têm um forte cariz prático.

- Vários projetos escolares são desenvolvidos em parceria com empresas da região.

- O processo de ensino e aprendizagem desenvolve-se com vista à aquisição de competências necessárias ao futuro pessoal, académico e/ou profissional das crianças e jovens.

- Existência nas escolas de salas onde os alunos desenvolvem projetos nas áreas de robótica e de programação eletrónica; FABLAB (ex.: construção de jogos com os símbolos da região, que são comercializados pelo município) e STEAM (Science Tecnology Arts and Maths).

- O processo de avaliação centra-se, sobretudo, na avaliação formativa – no ensino básico, são aplicados instrumentos de avaliação/testes por domínio, que têm de ser resolvidos pelos alunos num espaço de tempo reduzido (máximo 30 minutos).

- Os resultados da avaliação são registados semestralmente na plataforma digital interna – não há reuniões de conselho de turma de avaliação.

- Os conselhos de turma reúnem, sobretudo, para a planificação interdisciplinar de atividades e projetos integradores das diversas áreas e dimensões do currículo.

 



Breaking Walls (2017/2019)

 

                O projeto “Breaking Walls” envolveu quatro escolas europeias – Inês Maria Moliner (Espanha), Skorping Skole (Dinamarca), Tallinna Technikagummaasium (Estónia) e Agrupamento de Escolas Madeira Torres (Portugal) – e teve como tema unificador A Gestão dos Espaços. Iniciado em 2020, foi concluído em 2023, após quatro mobilidades que proporcionaram um intercâmbio de saberes e experiências rico e diverso, contribuindo para o desenvolvimento de competências várias e para o crescimento dos participantes enquanto pessoas. Fortaleceu as identidades individuais, ao divulgar a cultura específica de cada país, e sedimentou uma identidade coletiva europeia, ao promover a aceitação dessas diferenças e a tomada de consciência de tudo aquilo que temos em comum e partilhamos. Cada escola preparou um conjunto de atividades, devidamente alinhadas com o tema aglutinador, em torno de vários subtemas, tais como A Biblioteca enquanto espaço de aprendizagem, O trabalho em equipa em espaços sustentáveis, A aprendizagem diferenciada em espaços exteriores e A construção de novos espaços. Para além de um conjunto de trabalhos produzidos dentro das temáticas (criação de vídeos, dinamização de exposições e palestras, produção de revista em Canva, pintura de telas, criação de mural em Padlet, conferências em plataformas digitais, organização de jogos e atividades em espaços interiores e exteriores), foram efetuadas visitas culturais no decorrer das quatro mobilidades, também elas com atividades bem planeadas, que permitiram aos alunos e professores uma imersão ainda maior nas culturas locais.

                O impacto deste projeto foi extremamente positivo, tendo, certamente, “derrubado vários muros” (“Breaking Walls”), aberto várias portas e, assim, alargado horizontes.

A equipa Erasmus (Dulce Santos, Graça Mira, Júlio Ribeiro, Rita Santos e Secundino Oliveira) agradece a todos aqueles que se envolveram e à Direção pela incondicional disponibilidade.

MLO - Moving and Learning Outside (2017/2019)

MLO foi um projeto financiado pela Comissão Europeia com organização da CMTV em parceria com o Agrupamento de Escola de Madeira Torres e a Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

O "Moving and Learning Outside" visa promover a educação das crianças em ambiente exterior alterando pedagogias e mentalidades com impacto nas aprendizagens e competências das crianças.

O projeto, com início em outubro de 2017, teve a duração de 30 meses e envolveu escolas da Grécia, Croácia, Estónia e Noruega.

O nosso agrupamento participou com a Escola Básica da Conquinha, sob a coordenação das professoras Lurdes Morais e Rosália Sanches.

 

Missão Educar I : Professores em Ação na Europa - 2017/18

“Missão Educar I: Professores em Ação na Europa” promovida pelo Consórcio CMTV - 1917/18

Curso de formação (Structured Educational Visit to Schools / Institutes & Training Seminar) em Reiquejavique, na Islândia, promovido pela English Matters

Curso com a temática “Tablets and Smartphones: Using Mobile Devices as Educational Tools”, promovido pela EUROPASS TEACHER ACADEMY.

Análise do sistema educacional (seminário) e visitas às escolas durante a semana.

A parte cultural do programa incluiu uma visita ao Museu Nacional da Islândia (21 de março), à ponte entre continentes (the bridge between continents), no dia 22 de março e um percurso final (Golden Circle), no dia 24 de março.

Nos dois anos de projeto, 4 professoras do Agrupamento, Ana Isabel Cardoso Paradela, Ana Margarida Alves, Dulce Santos e Rita Sammer fizeram formação na Islândia, Espanha e Itália em modalidade de Curso e Jobshadowing. Observaram aulas de línguas e fizeram visitas a várias escolas.